Fenacor e Sincor-SP denunciam seguradora online

Fenacor e Sincor-SP denunciam seguradora online

A Fenacor e o Sincor SP encaminharam queixa formal à Superintendência de Seguros Privados (Susep) contra a seguradora online Youse. As entidades entendem que a atividade da empresa é ilegal e agressiva em relação ao mercado e aos corretores de seguros.

A Youse se apresenta como a primeira seguradora totalmente online do Brasil, mas não possui registro na Susep. As suas propostas de trabalho são baseadas no conceito de empreendedorismo e de liberdade de escolha do cliente. Os anúncios pregam a venda direta de apólice. Segundo a Fenacor e o Sincor-SP, a propaganda, além de agressiva, pode iludir o consumidor ao dizer que o corretor de seguros não é necessário.

“Trata-se de uma infração por desrespeitar a lei em vigor e sua regulamentação. Está claro na lei que é preciso o registro na Susep para que uma empresa possa funcionar em nosso mercado. Para nós, corretores, é um desrespeito com nossa profissão – e mais até, um desafio ao Código de Defesa do Consumidor, pelos riscos que acarreta para quem é engado e compra produtos desta empresa”, alerta Armando Vergilio, presidente da Fenacor.

Para Vergilio, o corretor é alguém que conhece o mercado e os perfis de seguros mais indicados aos clientes. Ele destaca que seguro não é apenas uma contratação ou a sensação de segurança e cobertura. “É dar ao cliente a garantia de bons produtos, caso alguma eventualidade aconteça. Uma seguradora online e sem registro é uma ilusão perigosa”, critica o presidente da Fernacor, que também é corretor de seguros, destacando que a relação com os clientes é sobretudo de confiança. “Mexemos com momentos de tensão, dor e perigo na vida das pessoas. Vamos além da venda pura e simples”, acresccenta

A Youse traz em seu site opções de seguros de vida, automóvel e residenciais que, segundo a empresa, são garantidos pela Caixa Seguradora. Mas, de acordo com a Fenacor, na fase de teste-piloto não poderia estar e utilizando dos produtos aprovados junto à Susep em nome da empresa.

A Fenacor destaca que ainda não são conhecidos os termos operacionais nos quais a Youse atua com a Caixa Seguradora e que esta foi mais uma razão para que a entidade formalizasse a denúncia junto à Susep. “Essas questões e seus sérios desdobramentos não podem continuar a ser ignorados pela Susep. A direção da autarquia tem obrigação de adotar, imediatamente, medidas firmes para proteger o consumidor e preservar a imagem do mercado de seguros”, reforça Armando Vergilio.

 

Fonte: FENACOR

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp