AC FENACOR participa do "Encontr[AR]”

AC FENACOR participa do "Encontr[AR]”

A AC (Autoridade Certificadora) FENACOR participou do evento on-line “Encontr[AR]”, realizado pela AARB – Associação das Autoridades de Registro do Brasil, nesta terça-feira, dia 21 de março, sendo representada pela agente de registro da AR FENACOR, Gabriella Madeira. O objetivo do evento foi ampliar o debate sobre a segurança da identificação digital e das novas formas de assinaturas eletrônicas disponíveis no Brasil.

Na ocasião, o diretor-presidente substituto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Maurício Augusto Coelho, apresentou os resultados obtidos pela certificação digital em 2022, quando foram registrados recordes de emissão em todos os meses. 

Sobre os projetos concretos para 2023, Coelho citou a implementação da AR eletrônica; a adesão de todos os estados à Carteira de Identidade Nacional, o que deve ocorrer até o dia 06 de novembro deste ano; a adoção da certificação digital para evitar fraudes eletrônicas através de um maior controle das bombas de combustível; e a implementação da certificação digital no SUS para todos os profissionais, não só para os médicos e dentistas, entre outros. 

O evento contou ainda com as participações de diretores da AARB, do professor Jean Martina e do advogado Bernardo Campinho, que abordaram questões técnicas e jurídicas relacionadas aos tipos de assinaturas no meio digital, assinalando que a tendência de adoção de vários modelos de várias assinaturas é, no momento, a que prevalece mundialmente. 

Ressaltaram, porém, que a assinatura qualificada, padrão ICP Brasil, cumpre requisitos de segurança mundiais e garante uma associação inequívoca entre o possuidor e sua chave, além do documento não poder ser modificado sem a autorização de quem produziu a assinatura, o que assegura a garantia de integridade.

 

Fonte: Fenacor

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp