BC: Inovações trazem desafios para o regulador

BC: Inovações trazem desafios para o regulador

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou, nesta sexta-feira (11/08), que as inovações tecnológicas, associadas à intensificação do uso da internet e de aplicativos para o acesso a serviços bancários, "trazem desafios para reguladores e instituições financeiras".

Segundo ele, um desses desafios diz respeito à segurança, "crucial para o funcionamento seguro e eficiente do sistema financeiro".

Na visão dele, em paralelo à criação de responsabilidades, as novas tecnologias podem também trazer soluções e capacidades para os formuladores de políticas na identificação e no tratamento dos riscos.

Ilan Goldfajn anunciou que o Banco Central vai colocar em consulta pública dois temas: fintechs de crédito e segurança cibernética.

"O desenvolvimento tecnológico tem facilitado o aparecimento de novos modelos de negócio, como as fintechs de crédito, que tendem também a aumentar a concorrência no sistema financeiro, propiciando o aumento da oferta de crédito destinada ao atendimento de alguns segmentos da economia, particularmente dos micro, pequenos e médios empreendedores", disse Goldfajn.

Quanto à segurança cibernética, disse ele, nota-se que a utilização cada vez mais intensa da tecnologia da informação na oferta de produtos e serviços tem possibilitado o aumento da eficiência no setor financeiro, com maior comodidade para clientes e usuários.

As chamadas "fintechs" são os serviços ou empresas do setor financeiro que utilizam tecnologias modernas, geralmente com uso da internet.

Fonte: Fenacor, com informações do portal G1

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp