CNC: intenção de consumo atinge maior nível desde início da pandemia

CNC: intenção de consumo atinge maior nível desde início da pandemia

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) alcançou 82,1 pontos em agosto, o maior nível desde abril de 2020 (95,6 pontos), no início da pandemia, e acima dos resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores. O indicador, apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), avançou 1,1%, mantendo a tendência de alta iniciada em janeiro deste ano.

O ICF mede, em uma escala de 0 a 200, a satisfação dos consumidores em relação ao cenário de consumo. Resultados abaixo de 100 sugerem insatisfação, enquanto os acima desse valor apontam satisfação. Compõem o indicador os Índices de Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e de Momento para Compra de Bens Duráveis, como eletrodomésticos, por exemplo.

O resultado para o mês de agosto foi fortemente baseado no consumo das famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos. Para esse grupo, a intenção de compras subiu 3,3%; para o grupo de menor renda, o ICF apresentou variação de 0,4%, o que indica estabilidade.

Um dos destaques é o indicador Nível de Consumo Atual, com crescimento de 2,8%, o maior dos últimos seis meses. Ele é medido a partir das respostas dos entrevistados a respeito do quanto as famílias estão comprando em relação ao ano passado (mais, menos ou a mesma quantidade). “Importante destacar que esse item foi o que obteve o maior crescimento em ambos os grupos de renda”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. 

 

Fonte: CNC

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp