CNseg: faturamento permaneceu estável até agosto

CNseg: faturamento permaneceu estável até agosto

Divulgados os dados de arrecadação do mês de agosto, os resultados nominais acumulados até o mês mostram estabilidade comparativamente a 2017, já que o avanço é pequeno. Como apontado anteriormente, o setor segurador permanece afetado pelo ciclo baixo da economia. As taxas de desemprego, menor renda agregada e a volatilidade dos ativos, bem como a exacerbação de expectativas em clima pré-eleitoral, pesam no ambiente da demanda por seguros, comportamento que também alcança os outros setores da economia brasileira.

Não obstante o estável resultado agregado, há segmentos de seguros com extraordinária resiliência. O ramo de Automóveis, o de Patrimônio e o de Cobertura de Pessoas – Planos de Risco são exemplos da preferência por proteção. O período antecedente de crédito aquecido ainda influencia positivamente os ramos Habitacional e de Crédito e Garantia. A dinâmica do setor agroindustrial, carro-chefe da economia brasileira, igualmente mostra que a procura por prevenção contra riscos característicos do ramo Rural permanece aquecida.

Na outra ponta das demandas, o segmento de Cobertura de Pessoas – Planos de Acumulação paga tributo à volatilidade de ativos e à forte concorrência no segmento mediante iniciativas de diferenciação competitiva pela redução das taxas de administração.

O setor segurador como um todo passa por forte ajuste em suas operações. A sinistralidade geral caiu quase seis pontos percentuais no acumulado até o mês de agosto, demonstrando maturidade da gestão de riscos e responsabilidade das companhias seguradoras diante das incertezas futuras.

O mesmo se verifica pela queda de despesas administrativas. Por outro lado, o permanente nível reduzido da taxa de juros afeta negativamente o resultado financeiro, com queda perto de 14,3% no intervalo de oito meses comparado a idêntico período de 2017.

O efeito final agregado alcança o patrimônio líquido setorial, embora apresente nível de padrão técnico elevado. Toda essa fotografia da dinâmica de desaceleração setorial pode ser mais bem medida pelo gráfico adiante que alinha a trajetória das taxas de crescimento dos diferentes segmentos de seguros em períodos de 12 meses móveis.

Fonte: CNseg - Marcio Coriolano

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp