Copa: terrorismo e hooligans aumentam preço do seguro

Copa: terrorismo e hooligans aumentam preço do seguro

O risco de ataques terroristas e danos provocados por hooligans aumentou os valores dos prêmios para negócios e jogadores que compraram seguros para a Copa do Mundo na Rússia se comparados com os valores do Mundial anterior no Brasil , disseram corretores e seguradoras.

O valor total segurado no evento é de mais de US$ 10 bilhões, segundo estimativas. Os prêmios para possíveis ataques terroristas estão cerca de 10% mais altos do que na última Copa do Mundo em 2014 ou em outros mundiais.

Proprietários de estádios, revendedores de ingressos e empresas provedoras de serviços hospitalidade estão entre os que fizeram seguros contra riscos que incluem cancelamentos, sequestros, ataques cibernéticos e ferimentos pessoais.

As seguradoras foram encorajadas pelos Jogos de Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi , na Rússia, que não tiveram problemas, mas o país está envolvido em uma série de conflitos que aumentaram os riscos de um ataque.

“As maiores preocupações são o risco de terror, de guerra, do evento não acontecer ou de uma partida ser transferida de um estádio para outro — esse último é o mais provável”, disse o diretor de eventos esportivos, contingências e gerenciamento de riscos da corretora de seguros Integro , James Davies . Ele disse que os “prêmios… estão aumentando, aos poucos”.

A Rússia apoia os esforços de guerra do presidente sírio, Bashar al-Assad , fato que enfurece grupos rebeldes como o Estado Islâmico , além dos conflitos internos com separatistas na região de maioria muçulmana da Chechênia .

Duas outras seguradoras disseram à Reuters que os prêmios aumentaram.

Ben Lockwood é segurador de terrorismo na Lloyds’s of London , da seguradora AEGIS London , que providencia cobertura para os estádios do torneio, assim como outras seguradoras da Lloyds, como a Beazley.

“O risco percebido de terrorismo na Rússia é consideravelmente mais alto do que no Brasil”, disse. “Eu estimaria que os prêmios na Copa do Mundo da Rússia são cerca de 10% mais altos do que no Brasil”.

Michael Furtschegger , diretor de entretenimento internacional na Allianz , também disse que prêmios para apólices cobrindo hooliganismo e ataques terroristas eram “provavelmente mais altos” do que em Mundiais anteriores.

O sucesso das Olimpíadas de Inverno de Sochi e forte competição entre seguradoras manteve a alta dos prêmios mais modesta do que seria em outros casos, afirmaram as empresas.

A seguradora Beazley estima que o evento está assegurado para mais de US$ 10 bilhões por organizações que incluem estádios, empresas de hospitalidade, companhias televisivas e clubes.

Os doze estádios, de Ecaterimburgo e São Petersburgo a Kaliningrado e Sochi, estão todos assegurados para danos físicos em uma quantia de cerca de 1 bilhão de dólares. Mais 250 milhões de dólares por riscos com o terrorismo e 100 milhões de dólares para apólices contra possíveis atiradores.

A Fifa pagou 134 milhões de dólares por seguros aos clubes para jogadores que se machucarem em campo.

Fonte: Terra

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp