Ibracor alerta corretores sobre erros no cadastro

Ibracor alerta corretores sobre erros no cadastro

Em apenas 10 dias úteis, 142 corretores de seguros tiveram sua associação confirmada ao Instituto Brasileiro Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, Resseguros, Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (IBRACOR). Esse número, que já é expressivo, poderia ser ainda bem maior, uma vez que, no processo de análise, 168 pedidos foram devolvidos aos interessados por incompatibilidade de informações contidas no cadastro da Susep. “Esses corretores, se fossem procurados pela Susep, por qualquer razão, estariam sujeitos a responder a processo administrativo disciplinar por embaraço à fiscalização”, alerta o presidente da autorreguladora, Paulo dos Santos.

Ele acrescenta que, ao devolver tais pedidos para as devidas correções, o IBRACOR cumpre uma de suas principais missões, como entidade auxiliar à Susep: orientar seus associados a se adequarem às normas legais e regulamentares.

No dia 1º de agosto, o IBRACOR abriu inscrições para os associados, que podem ser corretores de seguros pessoas físicas ou jurídicas.

Desde então, em um trabalho sério de supervisão indireta, os dados informados no cadastro dos solicitantes estão sendo, de imediato, conferidos com os constantes no cadastro da Susep. Em caso de qualquer divergência o fato é apontado aos interessados, que são orientados a atualizar os dados junto à entidade Supervisora.

Paulo dos Santos salienta ainda que os dados da autorreguladora estão disponíveis para pesquisas, principalmente de seguradoras que desejam saber se um determinado corretor de seguros é associado.

 

Fonte: Ibracor

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp