Passo a passo para o recadastramento dos corretores

Passo a passo para o recadastramento dos corretores

Apesar de ainda estar buscando na Justiça a suspensão no recadastramento, a Fenacor criou um passo a passo para o corretor de seguros se recadastrar com segurança, sem os riscos de perder seus dados.  

Em comunicado, a federação voltou a criticar a Susep por realizar o recadastramento neste momento de pandemia, e novamente alertou que o sistema criado pela autarquia, por ser “muito frágil”, não oferece segurança e é suscetível a fraudes, expondo os dados dos corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas. “O corretor de seguros está sujeito a perder os dados ou, pior, vê-los ser apropriados por pessoas mal intencionadas”, advertiu a Fenacor.

Mas, como ainda não houve o julgamento do mérito da questão no processo judicial, e como está se aproximando o prazo limite fixado pela Susep para o recadastramento (31 de julho), a Fenacor sugeriu que a categoria se recadastre.

De acordo com a federação, essa medida visa a evitar que o corretor de seguros possa ser ainda mais prejudicado, “seja com a eventual suspensão do seu cadastro, o impedimento do livre exercício da sua atividade profissional ou até o recebimento de comissões”.

Contudo, a entidade sugere que sejam seguidos, “rigorosamente”, os seguintes passos para que o corretor de seguros possa guardar como prova e se resguardar de eventuais problemas, preservando a veracidade da ação e da atitude dos corretores:

Acessar o sistema de cadastro da SUSEP https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/

Em caso de dúvidas, a SUSEP disponibiliza um manual para utilização do sistema: http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros

Ao realizar o seu recadastramento, documentar de alguma forma (fotografar e/ou filmar) e, principalmente, salvar um print de cada tela com seus dados preenchidos.

Antes de iniciar o cadastro, abrir um novo arquivo no Word ou Power Point para salvar as imagens de todas as telas;

Em cada tela do sistema, após preencher seus dados, pressione a tecla “Prt Scr” (ou “print screen”) do seu teclado;

Após copiar a tela com a função “print screen” retornar ao arquivo do Word ou Power Point  e colar a imagem que está na memória;

Repetir esse processo para cada tela do sistema de cadastro (com os seus dados preenchidos).

Ao finalizar o cadastro, salvar o arquivo Word ou Power Point com a cópia das telas do cadastro preenchidas com seus dados e enviar por e-mail à Susep (corretores@susep.gov.br) registrando a realização do recadastramento e anexando, também, uma declaração de não autorização do compartilhamento de seus dados.

Para os que puderem e pretendam resguardar extrema segurança das informações transmitidas, sugerimos, principalmente para as sociedades corretoras de seguros, registrarem uma Ata Notarial com os procedimentos do recadastramento realizados.

Fonte: CQCS

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