Preço do seguro para mulheres caiu 45,4% em média

Preço do seguro para mulheres caiu 45,4% em média

A Bidu, plataforma online de recomendação, comparação e contratação de seguros e serviços financeiros, realizou um levantamento com o valor dos seguros para as versões de entrada dos dez veículos mais vendidos em julho, de acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Neste mês, o Relatório Bidu analisa o preço médio do seguro em quatro capitais brasileiras (Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo) e compara o perfil de homens e mulheres de 35 anos, casados, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, e que estão contratando o seguro pela primeira vez.

Em julho, o valor do seguro ficou em média 45,44% mais barato para o perfil feminino e 7,04% para o perfil masculino, o que representa uma redução média de 26,24% para os dois perfis, nas quatro cidades analisadas.

Ao contrário do que ocorreu no mês de julho, quando as cotações femininas tiveram o valor superior às masculinas em três capitais, neste mês, o valor médio do seguro feminino, em comparação ao masculino, está mais barato, apresentando uma diferença média de 94,84%.

Modelo Mais Vendido

De acordo com o relatório da Fenabrave, em julho foram emplacados 176.067 automóveis – um aumento de 7,68% em comparação com o mês anterior, quando foram vendidas 163.517 unidades. Desde janeiro, apenas quatro modelos se repetem no ranking dos 10 mais vendidos, figurando no levantamento todos os meses: Volkswagen Gol, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e VW Polo.

O Onix continua a ser o carro mais emplacado no País, com 16.856 emplacamentos, um acréscimo de 638 unidades comparado com junho. O preço médio do seguro para o modelo de entrada custa R$3.207, uma redução de 33,37% em relação à cotação do mês anterior que ficou em R$4.277.

Neste mês, os carros que retornam ao levantamento são o Chevrolet Prisma e o Toyota Corolla, ocupando o 9º e o 10º lugar no ranking, com 5.016 e 4.364 unidades vendidas, respectivamente.

Dos dez carros mais vendidos, oito se repetem em junho e julho. Deles, seis apresentaram um decréscimo no valor do seguro, conforme o gráfico abaixo. Os modelos Renault Kwid e VW Polo são os únicos que tiveram cotações estatisticamente iguais ou mais caras que o mês anterior. O Kwid teve uma elevação de 1,66% no preço do seguro feminino em comparação com o valor de junho, enquanto o Polo teve um aumento de 20,06% no preço do seguro masculino.

O Melhor Custo-Benefício

Ao avaliar a relação do preço médio do seguro e o valor de mercado do veículo (price ratio), o campeão de custo-benefício é o Chevrolet Prisma para o perfil feminino, representando 3,4% do valor do veículo, enquanto para o perfil masculino, o destaque fica com o Fiat Argo, com price ratio de 5,7%. Do outro lado, o VW Gol tem o preço relativo do seguro menos interessante para o perfil masculino, 9,3%, em média. Enquanto para as mulheres, a opção menos favorável é o Jeep Compass, que tem o preço médio do seguro equivalente a 4,8%.

Variação entre as Cidades

Na análise entre as cidades, Brasília continua a apresentar o seguro mais barato, em ambos os sexos, considerando a média dos 10 modelos mais vendidos do mês (R$3.176 para o perfil masculino e R$1.763 para o feminino), seguido por São Paulo com o perfil masculino (R$3.586) e Porto Alegre para o perfil feminino (R$2.033). Na outra ponta, o Rio de Janeiro se mantém com o seguro mais caro entre as cidades analisadas, município em que os homens desembolsam em média R$3.117 a mais que as condutoras cariocas.

Fonte: revista Cobertura

Compartilhe: Facebook Twitter Google Plus Linkedin Whatsapp